Publicado 16/09/2024
Monitoramento em Home Office: um método humanizado

Que o trabalho remoto vem se tornando cada vez mais imponente no Brasil todos já sabem. O que tem sido pauta de opiniões quentes, por assim dizer, é o monitoramento em home office que as empresas implementam. A cultura organizacional de cada empresa é o que tem definido como realizar o monitoramento dos computadores dos colaboradores e também o modelo de gestão aplicado. Abordar algumas dessas pautas quentes de maneira neutra é o que faremos ao londo deste artigo. Sinta-se à vontade para deixar a sua opinião! 

Por que tanto se fala em monitoramento em home office?

Como esse cenário, mesmo que em expansão, é uma novidade para a rotina profissional,    existem algumas questões que sempre são levantadas quando se fala em monitoramento em home office e, portanto, é importante analisar algumas delas: 

Por que a empresa monitora o teletrabalho?

O monitoramento ocorre para garantir o cumprimento da cultura organizacional. A liberdade de estar em um ambiente distante vigília das câmeras do escritório ou da probabilidade de ter o seu chefe passando na sua mesa enquanto você checa as redes sociais, pode acarretar distrações excessivas. A liberdade do home office é tão tentadora que a carga horária deixa de ser cumprida, por ser fácil burlar. Assista a esse vídeo de 3 dicas de como fingir produtividade durante o home office: 

Por que a equipe trabalha menos em home office?

Trabalhar em home office pode levar a uma menor produtividade devido à falta de autogerenciamento, onde a falta de supervisão direta torna desafiados manter o foco. Além disso, a ausência de uma rotina estruturada e as distrações domésticas podem afetar o desempenho. 

É crime monitorar o computador da empresa?

A empresa pode monitorar os equipamentos e ferramentas que fornece para o trabalho estipulado em contrato, desde que o faça de forma transparente, respeitando a Lei nº 12.965/2014, que define diretrizes para o uso da internet e protege a privacidade e a comunicação dos usuários.

O que a empresa não pode monitorar em home office?

A empresa não pode violar a privacidade dos colaboradores, isto é, não se deve implementar o monitoramento em comunicações pessoais do usuário nem mesmo fazê-lo com o intuito de realizar uma vigilância massante. Segundo a Lei nº 13.709/2018, o empregador precisa ter uma razão legítima para realizar o acompanhamento das atividades. 

Como analisar as horas trabalhadas de maneira eficaz?

O controle de ponto flexível tem sido uma alternativa popular. É possível registrar o ponto utilizando o próprio celular com algumas ferramentas de controle de ponto, como o OiTchau.

Entretanto, o controle de ponto, de maneira geral, coleta somente o início e o fim da jornada de trabalho. Para analisar de fato a produtividade e assiduidade na jornada estipulada, existem recursos com o Linhas do Tempo, do NeoCode Activities, que coletam os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) e transformam tudo em dashboards intuitivos e relatórios assertivos. Com essa ferramenta é possível comprovar o cumprimento da jornada de trabalho e avaliar o desempenho individual e coletivo durante o home office.

Como fazer o monitoramento em home office de forma humanizada com o NeoCode Activities

A adesão dos colaboradores com as políticas da empresa se faz necessária não só para garantir o sucesso dos processos, mas, sobretudo, evitar a rotatividade empresarial. Colaboradores que se sentem valorizados e tem sua privacidade garantida são, majoritariamente, mais engajados com a cultura da empresa. Mas, como fazer o monitoramento em home office da forma correta? Como garantir que a empresa acompanhe os processos e resultados e que os colaboradores não se sintam oprimidos? Com um monitoramento humanizado.

Existem diversos softwares de monitoramento. Alguns caputram o que acontece na tela do computador, o áudio, o que é digitado no teclado, a geolocalização e até mesmo a webcam. Esses métodos desencorajam os colaboradores que, por sua vez, não corroboram com as políticas da empresa. Portanto, para rebater esse problema e conseguir acompanhar o time, o Activities coleta somente o essencial: as atividades realizadas nos computadores e os seus tempos. A plataforma funciona como o histórico do Google, só que de uma forma melhorada. Através do dashboard mais intuitivo do mercado, é possível entregar ao gestor uma gama de informações que facilitam na gestão de equipes em home office.

Funcionalidades que auxiliam na gestão de times em trabalho remoto

  • Bloqueio Automático: esse recurso permite que os gestores definam horários específicos nos quais as máquinas dos colaboradores serão bloqueadas para acesso, evitando assim horas extras excessivas e desnecessárias;
  • Gamificação: o recurso de Minhas Conquistas coleta as informações dos colaboradores durante a semana e, caso as metas de Alta produtividade, Poucas Distrações e Cumprimento da Carga Horária sejam cumpridos, a plataforma entrega 100 pontos por meta alcançada. Ao acumular pontos, os funcionários podem resgatar as premiações ofertadas pela empresa;
  • Linhas do Tempo: como citado ao longo do artigo, essa função oferece visão macro das atividades e o cumprimento da carga horária;
  • Visão Geral: um painel intuitivo que entrega as informações de toda a empresa ou equipes, agrupando por data, horas produtivas, distrações, ausências, principais alertas e atividades.
  • Relatórios Avançados: caso seja necessário realizar alguma auditoria, o NeoCode conta mais de 10 tipos de relatórios integrados;
  • Alertas: fuja do microgerenciamento, fique por dentro dos principais acometimentos. Notificações são emitidas em caso de acessos a sites nocivos, distrações em excesso e jornada de trabalho suficiente ou excessiva.

Conclusão e considerações importantes ao implementar um software de monitoramento

É fundamental implementar o monitoramento equilibradamente. E, com isso, garantir tanto o sucesso da empresa quanto o respeito à privacidade e o bem-estar dos colaboradores. Com a evolução do trabalho remoto, as ferramentas de monitoramento, como o NeoCode Activities, oferecem uma abordagem humanizada ao focar em resultados e comportamentos produtivos, ao invés de um controle invasivo.

Promover uma cultura de transparência e confiança é essencial para o sucesso. Por isso, as empresas devem usar o monitoramento como uma ferramenta de suporte à eficiência e ao desenvolvimento de cada membro da equipe, em vez de uma forma de vigilância opressora. Adotar recursos do NeoCode Activities, junto a uma comunicação clara sobre os objetivos da empresa, aumenta o engajamento e reduz a rotatividade, beneficiando empregadores e empregados.

Empresas que consideram implementar um software de monitoramento devem buscar soluções que equilibrem a produtividade e a experiência dos colaboradores. Portanto, busque o equilíbrio entre os dois lados da moeda.

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