Gestão & Inovação
Gestão se traduz do latim gestione, que nada mais é que o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade. Inovação é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar. Sendo assim a inovação é sinônimo de mudanças e/ou melhorias em algo que já existe.
E o que é Gestão de Inovação?
A gestão em si vem se tornando um desafio a cada ano que passa, hoje em dia precisa-se ter uma base enraizada de 3 pilares para conseguir acompanhar o avanço da tecnologia e as novas competências que se fazem necessárias para essa função. Estes pilares são: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, que vem atrelado ao cargo de Gestão de Inovação.
Mas para entender o conceito de Gestão de inovação, primeiro temos que conhecer quais são os tipos de inovação, e seus conceitos.
Quais tipos de inovação existem?
1 – Inovações de produto: Podem representar o lançamento de um novo produto, como, por exemplo: Novo design de acordo com as demandas de mercado ou melhoria na forma de atuação de um serviço.
2 – Inovações de processo: consiste na implementação de métodos de produção ou distribuição novos ou significativamente melhorados.
3 – Inovações organizacionais: consistem na implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa. Na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
4 – Inovações de marketing: trata-se da implementação de um novo método de marketing, envolvendo mudanças significativas na concepção ou na embalagem do produto. Em seu posicionamento, na sua promoção ou na formação de preços.
Então, você percebe que existem inúmeras vertentes para compilar gestão de inovação em uma empresa. Muito se imagina, um gestor de inovação traz apenas ideias novas e futuristas. Na verdade seu papel principal é otimizar todo o fluxo empresarial, de forma a melhorar essas 4 bases corporativas.
Gestor, fique atento ao que o mercado exige em suas competências, e encontre sempre ferramentas que podem otimizar seu processo e entregar dados concretos. Evitando assim o maior inimigo de todo gestor o micro gerenciamento.